Advogados Experientes

Escritório de referência

Assessoria personalizada

REFLEXOS DA PANDEMIA NO DIREITO DE FAMÍLIA

REFLEXOS DA PANDEMIA NO DIREITO DE FAMÍLIA
Carvalho Advocacia em Tempos de Pandemia.

Há meses estamos enfrentando uma pandemia mundial e com esta, surgiram muitas questões no cenário jurídico que necessitam de reanálise, reformulação, uma delas é o Direito de Família.

Não existe nenhuma legislação que trata especificamente das relações de família em período de calamidade pública, tampouco jurisprudência pacificada sobre o tema.


Desta forma, aqui no Brasil, os casos têm sido levados ao poder judiciário e este tem decidido de acordo com os princípios do bom senso, solidariedade e principalmente, as decisões são pautadas no sentido de preservar a vida humana.


Dentre estas podemos citar algumas:

-Pensão alimentícia: as prisões relativas a débitos alimentares estão na maioria dos casos sendo suspensas e em outros, substituídas para a prisão domiciliar. Isso não significa perdão da dívida, e sim, apenas uma forma alternativa de sanção.

-Direito de convivência: as crianças que estão sob guarda de um dos pais, normalmente aquele que não a detêm, tem regulamentado o seu direito de visitas para que a sua convivência com o menor seja plena, porém em tempos de coronavírus, é necessário que todos se resguardem o máximo possível em suas residências e permitir que a criança se desloque por diversas vezes, pode significar um risco à saúde deste, pensando nisso, as decisões judiciais tem sido no sentido de suspender temporariamente as visitas presenciais e determinar dia e hora para contato virtual ou até mesmo alterar a moradia da criança, passando a residir 15 dias com o pai e 15 dias com a mãe, assim ambos mantém o exercício dos seus direitos.

Dúvidas? Gostaria de mais informações e detalhes sobre o assunto? Preencha o nosso formulário ou entre em contato conosco por meio do whatsapp 011 97492-5249. Será um prazer atendê-lo.

Autora: Dra. Kelly Carvalho – Advogada e Consultora Jurídica.

Compartilhe:

Mais Posts

Faça uma pré-consulta.

Faça uma pré-consulta jurídica.
Informação de contato